PROGRAMAS

Nossos programas buscam garantir que a IP evolua continuamente, por meio de uma estratégia de cidadania global que permite um crescimento sustentável usando todos os recursos com responsabilidade e fortalecendo nossas pessoas e comunidades.

PROGRAMA RAÍZES

Mantido em parceria com o WWF-Brasil, o programa tem o objetivo de proteger e recuperar nascentes e áreas ripárias da Mata Atlântica na bacia do rio Mogi Guaçu, principal curso de água da região leste do estado de São Paulo. Desse modo, queremos restaurar, no mínimo, 200 hectares de florestas nativas em uma região com baixa cobertura florestal e alto risco de escassez hídrica.

Para isso, convidamos as partes interessadas para participarem da rede do programa. São Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, prefeituras, institutos de pesquisa, entre outros, que fortalecem a atuação, ampliando a governança do Programa Raízes para obtermos resultados mais assertivos e sustentáveis.

Com o Programa Raízes, estamos Sustentando FLORESTAS 

A água e as florestas são vitais para o nosso planeta e para as comunidades das quais fazemos parte. O Programa Raízes é a união da nossa Missão e do Jeito IP, permitindo moldar o nosso futuro e construindo o mundo que queremos e precisamos para as futuras gerações. Por meio dele, contribuímos para o manejo florestal sustentável, a conservação dos recursos hídricos, a restauração das florestas nativas e a conscientização da comunidade sobre a importância do tema. Dentro desse cenário, assumimos o papel de protagonistas na busca pela recuperação desses ecossistemas e promovemos uma atuação sustentável.

Saiba mais

PROGRAMA APICULTURA SOLIDÁRIA

Criado em 2011, o projeto acontece em nossas áreas florestais, em regiões próximas às unidades de Mogi Guaçu (SP) e Luiz Antônio (SP). A IP, em parceria com consultores especializados, oferece capacitação de manejo apícola para o apicultor, o que auxilia na manutenção da floresta e na redução da prática ilegal, garantindo a segurança desses trabalhadores. Os apicultores que participam do projeto adquirem a maior parte da renda familiar atuando em nossas áreas!

Com a ajuda das abelhas, estamos Sustentando FLORESTAS, uma vez que a apicultura realizada em áreas de cultivo de eucalipto contribui para a promoção da biodiversidade em todo o sistema florestal. Esse é o projeto Apicultura Solidária, que promove o uso múltiplo das nossas florestas, priorizando o desenvolvimento socioambiental e a geração de renda aos apicultores locais.

VERDE MEL

Seguimos inovando em busca da Visão 2030. Em parceria com o Instituto ATA, lançamos o programa Verde Mel para promover o manejo sustentável de abelhas nativas que, além de produzir méis diferenciados, não têm ferrão, sendo dóceis e fáceis de manejar. O projeto atua na aquisição e multiplicação de abelhas para polinização de nossas florestas, capacitação de produtores e multiplicadores e fornecimento de colônias aos produtores para geração de renda.

Além disso, para levar a biodiversidade e o mel extraído das colônias à mesa dos brasileiros, o Verde Mel ainda irá impulsionar estudos nutricionais, funcionais, de beneficiamento e gastronômicos. Outras frentes do projeto:

  • Desenvolvimento comunitário e agricultura familiar;
  • Conservação ambiental e da biodiversidade;
  • Pesquisa, produção e difusão de conhecimento.

Em nosso horto em Brotas (SP), as colônias de abelhas estão se multiplicando. Visando potencializar a atividade, colocamos os suportes para as caixas e construímos um meliponário central, além de uma estrutura de suporte e caixas de abelhas que já estão alojadas.